segunda-feira, 15 de março de 2010

Cupins ainda atacam quadro de Cândido Portinari

SEM VERBA, PREFEITURA DE BATATAIS AINDA AGUARDA APROVAÇÃO DE PLANO DE RESTAURO PARA 32 OBRAS.

Um ano depois da descoberta de uma infestação de cupins na obra "Sagrada Família", do pintor Cândido Portinari, em Batatais, a obra continua exposta sem que nenhum trabalho de combate ou de prevenção da praga tenha sido feito.

Foto: Silva Júnior

O quadro está na igreja do Senhor Bom Jesus da cana Verde. De acorodo com o guia cultiral da igreja, Antônio Otávio Squarize, tudo permanece igual, à espera da finalização de um projeto de restauro.

¨Só restauradores podem mexer na obra. A incidência de cupim é pouca e não é preocupante. A restauração que aguardamos é para todo o acervo", disse Squarize.

Há 23 quadors de Portinari na igreja. Segundo o secretário de Esportes e Turismo de Batatais, Antônio Carlos Corrêa, o projeto de recuperação do acervo, que inclui 32 quadros (Obras de Mozart Pelá também estão no pacote) tem custo estimado de R$ 300 mil, mas não há recursos.

¨Foi feito o levantamento por pessoas especializadas, encaminhamos aos órgâos de preservação do patrimônio e, quando for finalizado, vamos buscar a verba", disse o secretário.

De acrodo com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o projeto foi aprovado no órgão em dezembro de 2009 e precisa agora ser encaminhado para apreciação do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Fonte: Folha Ribeirão (14/03/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário