Um ano depois da descoberta de uma infestação de cupins na obra "Sagrada Família", do pintor Cândido Portinari, em Batatais, a obra continua exposta sem que nenhum trabalho de combate ou de prevenção da praga tenha sido feito.
Foto: Silva Júnior
O quadro está na igreja do Senhor Bom Jesus da cana Verde. De acorodo com o guia cultiral da igreja, Antônio Otávio Squarize, tudo permanece igual, à espera da finalização de um projeto de restauro.
¨Só restauradores podem mexer na obra. A incidência de cupim é pouca e não é preocupante. A restauração que aguardamos é para todo o acervo", disse Squarize.
Há 23 quadors de Portinari na igreja. Segundo o secretário de Esportes e Turismo de Batatais, Antônio Carlos Corrêa, o projeto de recuperação do acervo, que inclui 32 quadros (Obras de Mozart Pelá também estão no pacote) tem custo estimado de R$ 300 mil, mas não há recursos.
¨Foi feito o levantamento por pessoas especializadas, encaminhamos aos órgâos de preservação do patrimônio e, quando for finalizado, vamos buscar a verba", disse o secretário.
De acrodo com o Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o projeto foi aprovado no órgão em dezembro de 2009 e precisa agora ser encaminhado para apreciação do Iphan (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
Fonte: Folha Ribeirão (14/03/2010)
Nenhum comentário:
Postar um comentário