Por Rogério Moroti
17,1% dos servidores municipais não prestaram concurso, são secretários, chefes de seções, estágiarios e demais contratdos à gosto do Prefeito Municipal
A FOLHA DE S.PAULO divulgou, na edição da última sexta-feira, 14/5, os dados sobre os números de funcionários públicos municipais na região.
Enquanto Batatais ocupa a penúltima colocação no número de criação de emprego, nas dez maiores cidades da região, a cidade é a quarta colocada quando o assunto é funcionários municipais sem concurso, são 233 pessoas entre os 1366 servidores que trabalham para a prefeitura e não fizeram concurso público, integrando a conhecida lista da boquinha, são secretários, chefes de seções, estagiários, dentre outros cargos contratados à gosto do Prefeito Municipal.
Araraquara por exemplo, tem apenas 202 servidores sem concurso entre os 5.427 funcionários municipais.
Batatais também é a quarta cidade com mais funcionários municipais per capita entre as 10 maiores da região. A cidade, com 57 mil habitantes, soma 1.366 funcionários, contra por exemplo: 4.197 de Franca, que tem mais de 330 mil pessoas, a média em Batatais é de um servidor municipal para cada 40 habitantes, em Franca, existe um funcionário para cada 78 habitantes. Já São Carlos, com 220 mil habitantes, possui 4.276 servidores, média de um para cada 51 habitantes.
Ribeirão Preto, que soma 570 mil habitantes, tem hoje 9.074 servidores, para igualar Batatais, Ribeirão deveria ter cerca de 13.660 funcionários, porém tem 4.586 a menos.
Batatais acaba compensando com cargos públicos e sem concurso a falta de criação de empregos na indústria e comércio, já que a cidade aparece sempre entre as últimas neste quesito.
Tabela com número de funcionários municípais nas dez maiores cidades da região, com o número de servidores Não-Concursados.
acho que o número de servidores nem é tão grande assim mais deveria haver concurso pra todos os cargos inclusive pra diretor de escola.
ResponderExcluiré o florzinnha que faz om que isso brote cada vez mais
ResponderExcluir