quinta-feira, 3 de junho de 2010

Ponto de Vista!


Por Rogério Moroti

Batatais parece mesmo ter parado no tempo. Na questão econômica, a cada dia que passa, vemos a imprensa regional divulgar índices e mais índices do fraco desempenho, desde a criação de emprego, onde somos facilmente superados, até mesmo em questões mais complexas como exportações, empréstimos e investimentos feitos no município.

Pois bem, essa realidade reflete a gestão que é feita pelo Prefeito, que está no poder há 9 anos e meio e nada fez de concreto para o fomento da economia, geração de emprego e renda. Posso estar errado, mas no final do ano, quando o IBGE revelar os dados do novo censo, ficaremos ainda mais para trás.

Serrana, com apenas 62 anos, já atinge quase 40 mil habitantes, esta se tornando um grande pólo empresarial da região.
Orlândia é outro bom exemplo, a cidade que faz 100 anos, tem 38 mil habitantes e um PIB de mais de 19 mil reais. Já nossa Batatais, com 171 anos, não consegue sair dos 50 e poucos mil habitantes e tem o pífio PIB de R$ 14.500. Sobre PIB eu nem vou comparar com aquele de cidades como Sertãozinho, Matão e Ribeirão porque ficaria vergonhoso para Batatais.

Sertãozinho recentemente inaugurou um novo distrito industrial em seu distrito de Cruz das Posses, já aqui em Batatais o Prefeito diz que já comprou o terreno para um novo distrito. Quer dizer, se em quase 10 anos de mandato ele comprou o terreno, se ele continuasse no governo, graças a Deus isto não vai acontecer, até 2020 teríamos um novo distrito. Vergonhoso.

O pólo têxtil está ai, apenas três empresas construíram suas fabricas e lojas. Depois que ficou pronto, se não me engano em 2002 ou 2003, no gestão do PT, tão criticada, esta nova administração não investiu um centavo no Pólo para que pudesse animar as empresas em investirem no local. E ele não vai investir mesmo, a obra não é “filho” dele.

Batatais é tão fraca economicamente, que até o colosso do varejo, as Casas Bahia foram embora. As grandes redes de supermercados da região sempre pularam nossa cidade, Savegnago e o “finado” Gimenes, de Sertãozinho, quando pegaram a Candido Portinari, passaram direto por Batatais e foram pra Franca.

Até visivelmente é fácil constatar a fraca economia do município, passando pelas cidades da região, dou o exemplo de Orlândia novamente, além de novos e modernos edifícios que foram, e são construídos, você pode ver concessionárias que vendem caminhões, tratores e maquinas agrícolas de alto valor, já em Batatais existem somente três concessionárias de veículos que vendem na maior parte carros populares.
Com esta política populista que há anos é realizada por aqui, não tem como ser diferente.

Parque Têxtil? Distrito Industrial? Criação de Empregos? Aumento de Renda e PIB? Que nada! Nós temos acordos políticos, imprensa comprada e festas.
Mas calma ai, no mês que vem tem Festa do Leite com quatro dias de “graça”, (que são pagos com o nosso dinheiro), pra que emprego e renda.

É o populismo que continua em nossa cidade.

Porém, é tudo uma questão de Ponto de Vista!

3 comentários:

  1. Opa, curti muito o texto. Mas só tem uma coisa, se nosso jornal é vendido, exijo nosso dinheiro, pô! cadê?

    Samuel Santos - Jornal A Tribuna (quando puder, de uma lida)

    ResponderExcluir
  2. Soubemos do seu blog pela imprensa rabo preso, que considerou seu texto uma afronta a nossa querida "Estância Turística". Será que é porque a carapuça serviu pros camaradas?

    Ótimo texto! Só queremos o nosso caixa dois também, puta falta de sacanagem, ainda não deram minha parte! rs

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita...

    Porém, é tudo uma questão de Ponto de Vista!

    Rogério Moroti

    ResponderExcluir